sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Avatar

SOPA, PIPA e eu? Como fico?

(Fonte da Imagem: Reprodução da Internet)

Palavras a princípio simples, mas que têm levantado diversos questionamentos na internet nos últimos dias. Os projetos de lei dos Estados Unidos, nomeados com essas siglas, pretende regularizar a disponibilização de conteúdos online visando a preservação dos direitos autorais dos mesmos. Porém sabemos que hoje, dificilmente alguém deixa de utilizar serviços que de um modo ou de outro infiram os direitos de autoria, é como se fosse a base da internet, mesmo assim, vale salientar, que muitos desses autores ficam no prejuízo, tendo seu conteúdo amplamente difundido sem nenhum ganho. Publiquei há poucos dias um post sobre a religião do copimismo, cuja ideia era compartilhar, repassar documentos, experiências, sabedorias, quem sabe essa religião estaria em risco caso a lei fosse aplicada. E esse projeto pode acabar prejudicando até mesmo as empresas mais conceituadas como a Google e o Facebook. Se esses provedores contiverem links para sites considerados inapropriados, a justiça pode pedir o cancelamento dos serviços oferecidos, o que sem dúvidas é uma grande ameaça aos internautas.

Enquanto não se decide o próximo capítulo dessa novela, se espalham cada vez mais protestos pelos sites que se sentem ameaçados, como a Wikipédia, que desapropriou suas páginas durante um dia, como forma de alertar em relação aos riscos corridos. Ontem, dia 19, o site Megaupload foi retirado do ar e o fundador e mais 7 funcionários foram presos sob a acusação de pirataria e lavagem de dinheiro. Em contra partida, hackers do grupo Anonymous invadiram diversos sites, como o do FBI e da Universal Music.


(Fonte da Imagem: Wikipédia)

Uma corrida entre o justo e o certo, enquanto nós, internautas, ficamos aguardando o resultado de toda essa discussão. Qual a sua opinião acerca disso? Deixe seu comentário.

0 comentários:

Postar um comentário